Cards antigos da Covid-19 são deletados do Instagram após reabertura do comércio

Basta entrar no Insgratam da Prefeitura que verificará o sumiço
Reprodução

Exclusivo. Desde o início da pandemia, a Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Ilhéus vinha postando, diariamente, os cards contendo o boletim epidemiológico e as informações sobre a doença no município. Mas desde a autorização para a reabertura da segunda etapa do comércio, no início do mês, um fato chama a atenção do Jornal Bahia Online: os dados estatísticos da página do Instagram foram deletados da página, impedindo a comparação e os efeitos da reabertura do comércio durante o mês de junho. Só permanecem publicados os seis últimos dias de histórico sobre a doença na cidade.

O JBO lembra que no dia 4 de junho, dia da flexibilização e reabertura do comércio, os casos notificados estavam na faixa dos 590. Somente no boletim de ontem, com menos de 20 dias de reabertura do comércio, o município já registrou um aumento de mais de 100% no número de casos. No entanto, 20 dias após o efeito da reabertura, não há sequer um pronunciamento das autoridades a respeito da relação que possa existir entre o aumento de casos e o funcionamento de diversos setores da economia local.

Questionado, o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela - que comumente é atencioso aos questionamentos do site - não respondeu  absolutamente nada até o momento desta publicação. Procurado, o secretário municipal de Comunicação, Mauro Alves, disse que autorizou um servidor da Secom a "jogar tudo no feed, que irão para os detaques da página". "Ele (o menino) está reorganizando a página e reestruturando tudo", disse em resposta ao JBO.

Não explicou, entretanto, o porquê estarem sendo retirados apenas o cards relacionados aos números da pandemia.

Isso tudo acontece, na semana em que a Prefeitura comemora o reconhecimento de uma ONG local, que considera que as informações sobre a doença em Ilhéus "são as mais transparentes do sul da Bahia".